O mutirão de cirurgias vasculares promovido pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o Hospital Vascular, alcançou importantes resultados em dezembro, com 126 cirurgias realizadas e 100 já agendadas, totalizando mais de 200 procedimentos. O contrato, assinado em setembro, tem validade de 12 meses e pode ser renovado por mais um ano. Desde outubro, mais de mil pacientes foram consultados pela equipe médica. A iniciativa busca reduzir a fila de 5 mil londrinenses que sofrem com problemas vasculares, muitos há anos sem atendimento.
“É gratificante saber que, em um ano, conseguiremos atender todos os pacientes da fila, devolvendo qualidade de vida a essas pessoas”, destacou o prefeito Marcelo Belinati, que visitou o hospital acompanhado do secretário de Saúde, Felippe Machado.
Segundo a gerente do hospital, Rachel Kuchenbecker, cerca de 25% a 30% dos casos diagnosticados necessitam de cirurgia, número que reflete o índice nacional. A estimativa é realizar cerca de 1.000 cirurgias para zerar a fila. Após a cirurgia, os pacientes têm acompanhamento por até 90 dias, podendo ser estendido se necessário.