Na prática: Arquidiocese de Londrina anuncia iniciativas sustentáveis durante Campanha da Fraternidade de 2025
A Arquidiocese de Londrina anunciou iniciativas concretas para integrar os valores da Campanha da Fraternidade à rotina das comunidades locais. Segundo o coordenador de ação evangelizadora, Pe. Alexandre Alves Filho, haverá um esforço para tornar as festas paroquiais mais sustentáveis

Nesta quarta-feira (05), foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade 2025, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a Quaresma. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a campanha deste ano propõe uma profunda reflexão sobre a relação entre fé e o cuidado com o planeta, inspirado nos ensinamentos de São Francisco de Assis e na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
O evento de lançamento na Arquidiocese de Londrina aconteceu no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. O arcebispo Dom Geremias Steinmetz destacou a importância do tema, ressaltando que a preocupação com a Casa Comum é uma responsabilidade de todos. “A ecologia integral mostra que de fato nós somos um. Todos nós dependemos da vida do planeta. Se a temperatura subir, todos nós sofreremos as consequências. A humanidade precisa mudar a mentalidade e as práticas diárias para reverter os danos ambientais já causados”, afirmou Dom Geremias.
O arcebispo destaca que o objetivo central da Campanha da Fraternidade 2025 é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra. Segundo a CNBB, essa abordagem amplia o conceito de ecologia, reconhecendo o ambiente não apenas como um recurso a ser explorado, mas como um lar a ser preservado.
Segundo o arcebispo Dom Geremias, a preocupação com a ecologia tem sido recorrente nas campanhas da fraternidade ao longo dos anos. Desde 1979, diversos temas abordaram o meio ambiente, como a questão da terra (1986), a crise hídrica (2004) e os biomas brasileiros (2017). Em 2025, o tema ganha ainda mais relevância devido à realização da COP 30 em Belém do Pará, evento que discutirá as mudanças climáticas em escala global.

Foto: Terumi Sakai
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A Arquidiocese de Londrina anunciou iniciativas concretas para integrar os valores da Campanha da Fraternidade à rotina das comunidades locais. Segundo o coordenador de ação evangelizadora, Pe. Alexandre Alves Filho, haverá um esforço para tornar as festas paroquiais mais sustentáveis. “Vamos trabalhar com as 84 paróquias da Arquidiocese para aprimorar a separação de resíduos, incentivar a reutilização de materiais e buscar parcerias com o poder público para garantir a coleta seletiva”, explicou o sacerdote.
Além disso, o padre Alexandre destacou que a campanha propõe que a comunidade se envolva diretamente na preservação ambiental, evitando o descarte inadequado de lixo e cuidando das áreas verdes da cidade. O objetivo é despertar uma consciência coletiva de que pequenas ações diárias podem fazer grande diferença para o planeta.