No Paraná, sensor de helicóptero da Polícia Militar encontra mulher desaparecida
Foto: PMPR

Com a ajuda de sensores infravermelhos, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) encontrou e resgatou uma mulher que estava desaparecida em Guaíra, na região Oeste do Paraná, na segunda-feira (17). A tecnologia, instalada no helicóptero Falcão 13, identifica pessoas, objetos ou animais a partir das diferenças de calor entre eles e o ambiente, auxiliando em buscas em áreas de difícil visibilidade a olho nu. A mulher, que tem deficiência intelectual e visual, estava desaparecida desde a manhã de domingo (16), quando saiu de casa para colher milho e não retornou mais para casa.

Com a dificuldade de encontrar a mulher nas buscas em terra, que estavam sendo feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron), o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Áreas (BPMOA) fez uma varredura na região com a câmera infravermelha. Mesmo à distância, os policiais conseguiram identificar, por meio das imagens térmicas, a presença da vítima agachada em um matagal. As imagens destacaram o calor corporal da mulher, mesmo estando encoberto, em contraste com a temperatura do restante do ambiente. A partir das imagens, bombeiros foram deslocados ao local para resgatar e amparar a vítima, que foi socorrida.

PROJETO FALCÃO – As aeronaves do Projeto Falcão são equipadas com vários sistemas de última geração que ajudam as forças de segurança do Paraná em resgates, perseguições e operações policiais. Um deles é o sistema MX-10, que fornece as imagens térmicas em alta resolução e zoom óptico, que permite identificar alvos a 15 quilômetros de distância, dependendo das condições climáticas e do tamanho do objeto. Estes sensores são projetados especificamente para serem usados em aviões, helicópteros ou veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Além disso, as aeronaves também contam com óculos de visão noturna (OVN) e farol de busca de alta performance, que ajudam na busca a alvos ou no apoio a equipes em terra em terrenos com baixa luminosidade e em áreas de difícil visibilidade. Os helicópteros são equipados ainda com alto-falante externo, específico para operações em aeronave e com sirene inclusa. O equipamento possibilita ouvir com perfeição as informações repassadas, além de rádio policial homologado para utilização em aeronaves para comunicação com as equipes policiais. Com informações da AEN.