Nova frente fria trará geada e temperaturas próximas de 2°C em Londrina e outras regiões do Paraná

Em Londrina, a partir de terça-feira (24), com o avanço da massa de ar polar, a mínima na cidade despenca para 2°C, com máxima de apenas 12°C. Na quarta (25), o frio continua intenso, com mínima também de 2°C e máxima de 16°

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná se prepara para enfrentar uma intensa onda de frio na próxima semana. Segundo o Simepar, uma nova frente fria avança sobre o Estado a partir de domingo (22), trazendo chuvas fortes e, na sequência, uma massa de ar polar que provocará uma queda acentuada nas temperaturas, com geadas amplas e mínimas abaixo de zero em algumas regiões. Em Londrina, por exemplo, os termômetros devem chegar a 2°C entre terça (24) e quarta-feira (25).

Enquanto os reflexos da frente fria que atuou durante o feriado de Corpus Christi ainda são sentidos — com chuvas registradas principalmente no Sudoeste e Centro-Sul —, um novo sistema começa a se formar e deve se deslocar rapidamente pelo Sul do país. O sábado (21) deve ter chuva fraca nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Já no domingo (22), o tempo muda nas áreas de divisa com o Mato Grosso do Sul, com possibilidade de tempestades.

Na segunda-feira (23), Londrina terá mínima de 9°C e máxima de 19°C. A partir de terça-feira (24), com o avanço da massa de ar polar, a mínima na cidade despenca para 2°C, com máxima de apenas 12°C. Na quarta (25), o frio continua intenso, com mínima também de 2°C e máxima de 16°C. O alívio começa a chegar na quinta-feira (26), quando a temperatura sobe um pouco, com mínima de 10°C e máxima de 19°C.

Segundo o Simepar, a frente fria deve se afastar para São Paulo e o Oceano Atlântico ao longo da segunda-feira, dando lugar a uma massa de ar polar de origem continental. Essa massa provocará queda brusca de temperatura em todo o Estado, inclusive no Litoral e no Norte do Paraná, com previsão de mínimas abaixo de 10°C em praticamente todas as regiões.

Para acompanhar a intensidade das geadas e as regiões afetadas, o Simepar e o IDR-Paraná disponibilizam o serviço Alerta Geada, que emite avisos com até 72 horas de antecedência. O serviço é direcionado especialmente a produtores rurais e pode ser acessado na página inicial do site www.simepar.br.

Com uma estrutura que inclui 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas elétricas, o Simepar fornece dados essenciais para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O sistema permite o monitoramento em tempo real de fenômenos como chuvas extremas, alagamentos, deslizamentos, incêndios e secas.

A previsão para os 399 municípios do Paraná é atualizada duas vezes por dia no site do Simepar, com dados por hora sobre chuva, temperatura, vento e umidade. Como o clima é dinâmico, recomenda-se acompanhar os boletins diários, o canal de WhatsApp e as redes sociais do Simepar, onde meteorologistas explicam as mudanças no tempo e suas causas. Com informações AEN

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9