Novas Regras da NR-01: Mais saúde, segurança e vantagens para empregados e empregadores

A Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), que define as bases para a saúde e segurança no trabalho no Brasil, está sendo atualizada e trará mudanças importantes a partir de maio do próximo ano

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Reprodução|Internet

Essas alterações são um convite para que as empresas não apenas cumpram novas exigências, mas também colham benefícios significativos ao promoverem ambientes laborais mais seguros, saudáveis e produtivos.

O ponto central das mudanças está nas novas informações que deverão constar no documento obrigatório chamado “Gerenciamento de Riscos Ocupacionais” (GRO).

Agora, além dos riscos físicos, químicos, biológicos, uso de armamento de fogo e de motocicleta no trabalho (que já eram analisados no referido documento), as empresas precisarão analisar também os riscos psicossociais. Isso significa cuidar de questões como o estresse no trabalho, o assédio e a sobrecarga de horas trabalhadas, que afetam diretamente a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores, gerando inclusive um número alto de afastamentos para recebimento de benefícios previdenciários, como o auxílio-doença.

Para os trabalhadores, isso representa um grande avanço na proteção de sua saúde física e mental. Ambientes mais seguros e com foco no bem-estar resultam em maior qualidade de vida e satisfação profissional.

Mas as vantagens também se estendem amplamente às empresas. Ao investir na gestão de riscos, incluindo os psicossociais, as organizações podem observar uma redução no absenteísmo e nos afastamentos por doenças variadas, inclusive de cunho psíquico/mental. Colaboradores mais saudáveis e engajados tendem a ser mais produtivos e criativos, impulsionando os resultados do negócio.

Além disso, as adequações à nova NR-01 fortalecem a imagem da empresa perante o mercado e a sociedade, demonstrando responsabilidade social e compromisso com o capital humano. Empresas que priorizam a segurança e o bem-estar de seus funcionários também se tornam mais atraentes para talentos e podem reduzir custos relacionados a multas, processos trabalhistas e acidentes de trabalho. Portanto, as atualizações da NR-01 não são apenas uma obrigação legal, mas uma oportunidade estratégica para as empresas melhorarem suas operações, suas equipes e sua reputação, construindo um futuro mais positivo para todos.

 

Até o próximo artigo, caros leitores.

 

 

PUBLICIDADE
Natasha Storti

Advogada Trabalhista | Mestre em Direito pela UEL | Direito do Trabalho