Novo Ensino Médio é tema de debate nesta quarta-feira na UEL
A reforma do Ensino Médio, conhecida como Novo Ensino Médio, será tema de um debate nesta quarta, dia 12, às 19h, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH)

A reforma do Ensino Médio, conhecida como Novo Ensino Médio, será tema de um debate hoje, às 19h, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas. O debate “Novo Ensino Médio: o impacto para a educação pública” contará com a presença de representantes de professores da educação pública, alunos e pesquisadores da Universidade. O debate será presencial e também será transmitido ao vivo pela Rádio UEL FM e em seu canal do YouTube.
Professores da UEL aprovam greve para a primeira semana de maio
Aprovado por Medida Provisória no governo do ex-presidente Michel Temer, o Novo Ensino Médio amplia a carga horária dos três anos de ensino, suprimindo, no entanto, horas dedicadas a disciplinas básicas, como Português, Matemática, Histórica e Sociologia. Das 3 mil horas do curso, 1.8 mil (60%) ficam reservadas para uma grade comum a todos, com as matérias tradicionais e as outras 1200 horas (40%) passam a ser dedicadas a disciplinas dos “itinerários formativos”, que são opções de currículos específicos – teoricamente, de escolha dos alunos.
Candidatos poderão pedir isenção da taxa do Enem a partir do dia 17 deste mês
Os itinerários foram divididos em cinco grandes áreas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Os defensores da mudança alegam que ela tornaria o ensino mais atrativo para os alunos e reduziria a evasão escolar. Já os críticos afirmam que o Novo Ensino Médio é inviável e pode levar a uma desistência ainda maior por parte dos jovens.
Com informações da UEL.