Novo inseticida contra ‘dengue’ está chegando ao Paraná
O Fludora Co-Max será utilizado na nebulização espacial – conhecida popularmente como fumacê

A Secretaria Estadual da Saúde deve receber ainda neste mês de maio o novo inseticida para controle de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O Fludora Co-Max será enviado pelo Ministério da Saúde para ser utilizado na nebulização espacial – conhecida popularmente como fumacê. O novo princípio ativo foi aprovado pela Anvisa.
A informação foi repassada à Sesa pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, por meio de ofício.
O produto, assim como o inseticida Cielo, utilizado atualmente, é recomendado em situações de emergência, como surtos e epidemias, pois tem como alvo apenas os mosquitos adultos.
Observando que os dois produtos (Fludora Co-Max e o Ciele) são adquiridos por meio de compra internacional. A previsão da chegada de ambos ao Brasil é até a primeira quinzena de maio. A partir da chegada e da tramitação legal, o governo federal iniciará a distribuição para os estados.
Paraná
Último boletim mostra 6.889 novos casos e seis óbitos. Agora o Paraná registra, ao todo, 35.433 casos confirmados e 21 óbitos contabilizados no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022.