Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação apresentam resultados no Paraná Faz Ciência
Laboratórios de pesquisas da UEL. Londrina, 26/04/2019 | © Jaelson Lucas / ANPr

A II Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) é uma das atrações da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência, que acontece de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos 63 Napis implantados ou em construção, 39 apresentarão seus resultados iniciais à comunidade.

O evento será realizado presencialmente e online e contará com debates relacionados aos grandes temas da ciência: transformação digital, desenvolvimento sustentável, agricultura e negócios, biotecnologia e saúde, energias renováveis, cidades inteligentes e sociedade, educação e economia.

No Paraná, Edital da Lei Paulo Gustavo atende pesquisa, memória e difusão no audiovisual

Desde 2019, a Fundação Araucária, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), passou a estimular o formato dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação para pesquisa. Os Napis seguem diretrizes estabelecidas pelo Plano do Governo do Paraná 2019-2022 e englobam a promoção do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como ativo da sociedade capaz de impulsionar o desenvolvimento integral do Estado.

O objetivo dos Napis é conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses e de outras regiões, incitados por demandas prioritárias de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado. Eles funcionam como redes colaborativas.

SEMANA ESTADUAL – A abertura oficial da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência será no dia 6 de novembro a partir das 18h.

Com informações da AEN.