Novos radares entram em operação em Londrina com limite de 50 km/h

Equipamentos fiscalizam velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres; exceções aplicam-se a áreas específicas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: ASCOM / IPEM PR/ Arquivo

A partir desta segunda-feira (11), quatro novos radares de fiscalização eletrônica entram em operação em Londrina, com limite de velocidade estabelecido em 50 km/h. Três desses dispositivos estão localizados na Avenida Leste-Oeste: um em cada sentido de circulação nas entradas da trincheira no cruzamento com a Avenida Rio Branco, e outro na esquina com a Rua São Vicente, próximo ao Terminal Central, no sentido leste-oeste. O quarto radar foi instalado na Avenida Dez de Dezembro, no cruzamento com a Rua Potiguares.

A CMTU informa que, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol e do Terminal Oeste, as placas de sinalização permanecerão indicando o limite de 30 km/h, devido à maior circulação de pedestres e à necessidade de maior cautela dos motoristas nessas áreas.

Além de monitorar o excesso de velocidade, os novos radares são capazes de identificar infrações como avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres, contribuindo para a segurança viária. A instalação dos equipamentos foi precedida por estudos que identificaram comportamentos irregulares dos motoristas nesses trechos. Com a ativação desses novos dispositivos, Londrina passa a contar com 120 pontos de monitoramento eletrônico. Em 78 deles, há radares fixos e mistos que fiscalizam excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Outros 42 locais possuem câmeras de videomonitoramento que flagram infrações como uso de celular ao volante, estacionamento irregular e conversões proibidas.

A CMTU reforça que a padronização dos limites de velocidade e a ampliação da fiscalização eletrônica visam aumentar a segurança no trânsito e preservar vidas, alinhando-se a práticas internacionais de segurança viária que preconizam a redução da velocidade em vias urbanas como medida eficaz na diminuição de acidentes e fatalidades.

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.