O frio e as alergias em cães e gatos
Por Suellen Córdova Gobetti

Com a mudança de temperatura, a pele dos animais tende a ficar mais ressecada e pode desencadear quadros de coceira e lambeduras de patas ou outras partes do corpo. Antes de mais nada, é preciso descobrir a causa da alergia. E essa parte é a mais difícil, pois ela pode ter origem ambiental, nutricional ou fisiológica. Dentre os problemas de pele que mais acometem os animais de estimação nesta época do ano, podemos falar sobre as dermatites, muito comuns em cães, mas que também pode acometer os gatos.
Os sinais de que seu animal pode estar sofrendo com a dermatite vão desde a coceira intensa, vermelhidão da pele, lambedura intensa das patas e virilha, queda de pelo e lesões provocadas pela unha em diferentes partes do corpo. Essa doença pode ser causada por diversos agentes, como pólens, perfumes, mofo, picadas de insetos (ácaros, carrapatos e pulgas), produtos de limpeza, ração e petiscos, tecidos sintéticos (roupinhas, caminhas e cobertores).
Conhecendo os principais causadores da doença, é preciso saber identificar qual é tipo de dermatite que está afetando seu animalzinho de estimação, pois existem diferentes tipos.
A dermatite atópica, acomete cerca de 15% da população canina e tem caráter crônico, ou seja, infelizmente não tem cura, apenas controle. Sempre que houver quebra nas barreiras da pele, ou diminuição da atividade do sistema imune, ela poderá aparecer novamente. É hereditária e geralmente desencadeada por fatores ambientais, poeira e ácaros.
A dermatite de contato mostra sinais predominantes em barriga, patas ou pescoço, locais em que ocorreu o contato da pele com a substância irritante ou alérgica, como produtos químicos de limpeza da casa, plantas, produtos de higiene como perfumes e hidratantes, entre outros.
Já a dermatite por lambedura, também conhecida como psicogênica, é causada pelo comportamento de lamber ou morder a própria pele. Aqui o agente agressor é o resultado de uma condição de estresse, tédio, ansiedade ou uma forma de chamar a atenção do tutor.
A dermatite seborreica, por usa vez, é aquela em que ocorre a produção excessiva de óleo na pele, que pode levar a um quadro de inflamação e descamação, geralmente devido ao desequilíbrio hormonal, doença sistêmica ou genética.
E por fim, a dermatite por picada de pulga, que desencadeia uma reação alérgica à saliva que as pulgas inoculam na pele dos animais no momento da picada. Causa intensa coceira em todo o corpo do animal, mas ocorre uma perda de pelos característica na região da base da cauda.
Seu pet está com algum desses sinais? Então é hora da consulta com seu veterinário favorito. Certamente ele saberá ajudar seu amigo peludo a diminuir, ou até mesmo curar, essa coceira sem fim.
Dra Suellen Córdova Gobetti | Médica Veterinária | CRMV/Pr 7166 | @suellencordovagobetti