Obras da Prefeitura reduzem alagamentos e trazem alívio a moradores do entorno do Lago Igapó
Com a melhoria no escoamento da água, comerciantes e moradores relatam mais segurança e tranquilidade

Após anos de transtornos causados por alagamentos e enchentes, a rua Professor Joaquim de Matos Barreto, às margens do Lago Igapó, em Londrina, não registra inundações expressivas desde fevereiro de 2025. Mesmo com chuvas intensas nos últimos meses — incluindo novembro, o mais chuvoso da última década — a região permaneceu sem novos episódios graves.
A melhora é atribuída a intervenções realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), que iniciou em setembro um trabalho de desassoreamento e limpeza do sistema de drenagem urbana em pontos críticos do Lago Igapó II. Os serviços incluíram a retirada de entulho, lodo e vegetação do Córrego Pequeno Mundo, de bueiros próximos às avenidas Maringá e Ayrton Senna e do Ribeirão Cambezinho.
Com a melhoria no escoamento da água, comerciantes e moradores relatam mais segurança e tranquilidade. Segundo eles, mesmo durante temporais recentes, a água não chegou a invadir imóveis, atingindo apenas parte da pista e em nível baixo. Moradora da região há quase 20 anos, Neide Aparecida Pereira afirma que os problemas eram frequentes e causavam medo a cada chuva forte. Para ela, apesar de ainda ser uma solução paliativa, as ações recentes têm apresentado resultados positivos.
Empresários locais, como João de Lima e Carlos Mendes, também destacam a redução dos prejuízos e comemoram a ausência de novas enchentes desde fevereiro. A expectativa da comunidade é de que as melhorias sejam mantidas e ampliadas, evitando que antigos problemas voltem a afetar o comércio, o trânsito e as residências no entorno do Lago Igapó. Com informações: NCom.

