Obras da saúde avançam no Norte do Paraná com novos PAMs, AMEs e maternidades
Região recebe investimentos do Governo do Estado para ampliar atendimentos e fortalecer a regionalização da saúde

Os investimentos do Governo do Paraná em infraestrutura da saúde também impactam diretamente os municípios do Norte do Paraná, dentro do pacote de mais de R$ 1,8 bilhão aplicado em obras em todo o Estado. A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) prioriza a regionalização, garantindo que a população tenha acesso a serviços de urgência, especialidades médicas e maternidades cada vez mais próximas de casa.
Na região, Londrina concentra obras importantes de Pronto Atendimento Municipal (PAM), com unidades nas zonas Norte, Leste e Sul em diferentes estágios de execução, ampliando a capacidade de atendimento de urgência e emergência para a maior cidade do Norte paranaense. Também em Londrina, os investimentos fortalecem a rede hospitalar e ambulatorial, beneficiando moradores de toda a macrorregião.
Em Apucarana, seguem as obras da Ala Materno Infantil do Hospital Providência, com modernização da UTI Neonatal, além da ampliação do ambulatório especializado, que passa a funcionar como AME, ampliando o acesso a consultas e exames de média complexidade.
O município de Cornélio Procópio conta com a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Tipo I, que vai descentralizar atendimentos especializados e reduzir a necessidade de deslocamentos para outros centros.
Já em Cambé e Rolândia, as obras de Pronto Atendimento Municipal estão em andamento, reforçando o atendimento 24 horas em urgência e emergência. Em Ibiporã, há investimento em reforma e ampliação de estruturas de pronto atendimento.
Outros municípios do Norte do Estado também foram contemplados com Unidades Mistas de Saúde, como Jataizinho, Jaguapitã e São Sebastião da Amoreira, que passam a contar com estruturas capazes de concentrar atenção básica, urgência, emergência e internações de baixa complexidade em um único local.
De acordo com a Sesa, o conjunto de obras no Norte do Paraná amplia a capacidade de atendimento regional, fortalece a rede pública de saúde e reduz o deslocamento de pacientes para grandes centros, garantindo mais agilidade, humanização e eficiência no cuidado com a população.

