Obras de recuperação da BR-376 têm início em Tibagi nove meses após deslizamento
Trecho no km 435, próximo ao entroncamento com a BR-153, deve permanecer em obras até março de

A BR-376, em Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, começou a receber as obras de recuperação no trecho onde o asfalto cedeu há nove meses devido a um deslizamento de terra às margens da rodovia. O problema, registrado no fim de janeiro, afetou as duas pistas do sentido Sul, obrigando o desvio do tráfego para uma das faixas do sentido Norte.
O ponto afetado fica no km 435, nas proximidades do entroncamento com a BR-153, uma ligação importante entre o Norte do Paraná e Curitiba. Desde maio, a concessionária PRVias, responsável pelo trecho, realizou estudos geotécnicos, sondagens e levantamentos topográficos antes de iniciar as intervenções, que começaram na última semana de outubro. A previsão é que os trabalhos — e o desvio — continuem até março de 2026.
De acordo com a PRVias, o projeto inclui a implantação de um escoramento provisório, permitindo a escavação de até cinco metros de profundidade para remover completamente o material instável que causou o deslizamento. O novo aterro será reconstruído com rochas, o que aumenta a capacidade de drenagem e a durabilidade da estrutura.
Para garantir a estabilidade definitiva do terreno, será erguido um muro de gabião, estrutura metálica preenchida com pedras, ao longo da lateral da pista. Após a reconstrução do aterro, será feita a recomposição do pavimento em cerca de 100 metros de extensão, com novas defensas metálicas e sinalização vertical e horizontal, restabelecendo totalmente a segurança e a fluidez do tráfego na região.

