“Oitão” será removido para dar lugar a nova avenida sob a PR-445 em Londrina

Obra será realizada com recursos próprios da Prefeitura; novo projeto visa solucionar gargalos no trânsito da Avenida Madre Leônia Milito

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Carlos Eduardo Ribeiro / Arquivo / CMTU

O “Oitão” da Madre, ligação sob o viaduto da PR-445 entre a Avenida Madre Leônia Milito e a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano passará por uma reestruturação completa para melhorar a fluidez do trânsito, principalmente nos horários de pico. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), o projeto para a nova intervenção foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), com base em contagens volumétricas de tráfego e simulações que indicaram a necessidade de mudanças profundas na estrutura atual. A ideia é substituir o “oitão” por uma nova avenida com alças de acesso, tanto para a PR-445 quanto para os bairros da região.

O início das obras depende da entrega da duplicação da Avenida Octávio Genta, prevista para o fim de agosto. Após a liberação, a expectativa é de que os trabalhos levem cerca de 15 dias para serem concluídos, utilizando recursos, pessoal e materiais da própria Secretaria de Obras. A proposta já foi aprovada pelo IPPUL e liberada pelo prefeito Tiago Amaral. O próximo passo é o levantamento de custos por parte da SMOP para a execução do projeto.

Inaugurado em agosto de 2021, o “Oitão” custou cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos e, à época, foi apresentado como a solução para o trânsito da zona sul, especialmente nas avenidas Madre Leônia e Ayrton Senna. No entanto, com o aumento do fluxo de veículos na região, o ponto passou a ser foco de congestionamentos frequentes, gerando críticas e pedidos por melhorias.

De acordo com o presidente do IPU, Claudio Bravin, da simulação feita com programas de contagem de tráfego, essas alterações devem praticamente eliminar os congestionamentos na Avenida Madre Leonia Milito. “Ali nós vamos sim semaforizar, mas é uma questão de semáforo para quem tem acesso à PR 445. Então eu tenho um semáforo inteligente onde ele, com o acúmulo de veículos, abre ou fecha. Então nós temos ali uma situação semaforizada, mas que na realidade eu não crio uma fila, eu não crio um gargalo, e é muito mais fácil você parar 30 segundos no semáforo do que você ficar 30 minutos para cruzar uma via como o que está hoje” conclui Bravin.

 

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.