OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

Mpox matou 140 pessoas em 111 países

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos | © Débora Barreto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a mpox (varíola dos macacos) não é mais considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, mais de 87 mil casos e 140 mortes foram registrados em 111 países, levando a OMS a decretar o status de emergência. No entanto, nos últimos três meses, houve uma queda de quase 90% nos casos, em comparação com o trimestre anterior.

Ana Paula Borgo, ex-seleção brasileira de vôlei, morre aos 29 anos

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou que o progresso no controle do surto foi alcançado através da aplicação de lições aprendidas com o vírus da Aids (HIV) e da colaboração com as comunidades mais afetadas. O trabalho conjunto das organizações comunitárias e autoridades de saúde pública foi fundamental para informar as pessoas sobre os riscos da mpox, incentivar mudanças de comportamento e garantir o acesso a testes, vacinas e tratamentos, especialmente para os mais necessitados.

No entanto, mesmo com o fim da emergência, Tedros ressaltou que a mpox ainda apresenta desafios significativos e continua a afetar comunidades em todo o mundo, incluindo a África. Casos relacionados a viagens foram registrados em todas as regiões, o que demonstra a ameaça contínua da doença. Pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada estão em maior risco. Portanto, é crucial que os países mantenham suas capacidades de teste, avaliem os riscos, determinem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário.

Com Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9