Onça resgatada no quintal de casa em Maringá recebe cuidados no Hospital Veterinário da UniFil em Londrina
O animal está bem, passou por exames no Hospital Veterinário da UniFil em Londrina e vai permanecer descansando para que, nesta quarta-feira (04), possa ser solto em local definido pelo Instituto Água e Terra (IAT)

Uma onça-parda fêmea, de aproximadamente um ano, foi resgatada na madrugada desta terça-feira (03), no quintal de uma casa em Maringá, no Noroeste do Paraná. O animal está bem, passou por exames no Hospital Veterinário da UniFil em Londrina e vai permanecer descansando para que, nesta quarta-feira (04), possa ser solto em local definido pelo Instituto Água e Terra (IAT). A dona da residência no Jardim Monte Rei ouviu o cachorro latir bastante, por volta das 2 horas, e avistou a onça ao verificar o que estava acontecendo. Ligou para a Polícia Militar e recebeu orientação sobre como pedir a captura.
Equipes do Hospital Veterinário da UniFil e da Polícia Ambiental foram acionadas e se deslocaram para o resgate. Encontraram a onça acuada no canto da garagem. “Provavelmente ela tentou atacar o cachorro, que reagiu e conseguiu espantá-la. Estava atrás de uma bicicleta. Fizemos a sedação, recolhemos com todo cuidado e transportamos para avaliação clínica”, relatou a médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV da UniFil e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (IAT), credenciado pelo Governo do Estado.
Depois de fazer ultrassom, raio X e exames de sangue, a veterinária constatou o bom estado de saúde do animal. “Só um pouco desnutrida”, comentou Daniela Martina. “Vai passar o dia se alimentando e em repouso, para se recuperar e voltar à natureza”, acrescentou a coordenadora do HV da UniFil. Esse foi o primeiro resgate de felino em 2026 com participação do Hospital Veterinário e CAFS. Com informações da assessoria de imprensa.

