Operação apreende motocicletas ligadas a youtuber em Cambé

investigação apura possíveis crimes de trânsito ligados a vídeos divulgados nas redes sociais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa / PMPR

Uma operação da Polícia Militar em conjunto com a Civil foi realizada na manhã desta quarta-feira (5), em Cambé, para cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre crimes de trânsito. A ação ocorreu no Jardim Novo Bandeirantes e resultou na apreensão de motocicletas que, segundo as investigações, teriam ligação com um produtor de conteúdo conhecido nas redes sociais como “Niu Grau”.

A operação mobilizou equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar, da 11ª Companhia Independente da PM, da Companhia de Trânsito de Londrina, da Polícia Civil de Cambé e dos setores de inteligência das corporações. As diligências foram concentradas nas proximidades da Avenida Antônio Raposo Tavares.

De acordo com o capitão Azolini, responsável pela operação, os mandados foram expedidos pela Justiça após uma investigação sobre supostas infrações e crimes de trânsito registrados entre os municípios de Cambé e Londrina.

As apurações tiveram como ponto de partida vídeos publicados nas redes sociais que mostram motociclistas realizando manobras perigosas, como empinar motos e trafegar de forma irregular por ruas, avenidas e rodovias. Parte desse material também foi encaminhada às autoridades por moradores da região, preocupados com os riscos à segurança de quem circula pelas vias.

Segundo o oficial, o material foi analisado pelas forças de segurança antes de ser encaminhado ao Ministério Público, que solicitou as medidas judiciais posteriormente autorizadas.

Entre as condutas investigadas está a suspeita de retirada das placas de identificação das motocicletas antes da gravação das manobras. Caso a irregularidade seja confirmada, os envolvidos poderão responder pelo crime previsto no artigo 311 do Código Penal, que trata da adulteração ou supressão dos sinais identificadores de veículos.

A investigação também apura possível enquadramento no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro, que criminaliza a realização de exibições ou demonstrações de perícia em via pública sem autorização, quando a prática coloca em risco a segurança de terceiros.

As motocicletas apreendidas serão submetidas à perícia para verificação da identificação dos veículos e eventual comparação com as imagens divulgadas nas redes sociais. Os investigadores buscam confirmar a origem das motocicletas e identificar a participação de cada suspeito nos fatos apurados.

Até o momento, as autoridades não divulgaram o número de veículos recolhidos nem informaram se houve prisões durante o cumprimento dos mandados.

A Polícia Militar destacou que a colaboração da população foi fundamental para o avanço da investigação. Denúncias e vídeos enviados por moradores ajudaram a identificar os locais onde as manobras eram realizadas e contribuíram para a reunião de elementos utilizados na investigação.

A corporação também reforçou que manobras conhecidas como “dar grau” são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro quando realizadas em vias públicas. Além de configurar infração de trânsito, a prática pode resultar em responsabilização criminal caso coloque em risco motoristas, motociclistas, pedestres e demais usuários das vias.

Todo o material apreendido será encaminhado à Polícia Civil, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que darão continuidade às investigações para apurar a existência de crimes e a responsabilidade dos envolvidos.

Com informações do Portal Cambé

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9