Operação de limpeza retira 8,8 toneladas de lixo das praias do Paraná no primeiro dia de 2026

Ação da Sanepar no Verão Maior Paraná recolheu volume 3 toneladas acima da média diária no Litoral

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / Sanepar

Garrafas de vidro, copos plásticos, restos de embalagens e alimentos, latas de alumínio e hastes de fogos de artifício estão entre os principais resíduos recolhidos pelas equipes da Companhia de Saneamento do Paraná na abertura de 2026. Somente na manhã desta quinta-feira (1º), primeiro dia do ano, a operação especial de limpeza retirou 8,8 toneladas de materiais recicláveis e descartáveis das areias do Litoral paranaense.

O volume é cerca de três toneladas superior à média diária registrada ao longo de dez dias de operação, realizada nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Ao todo, 181 trabalhadores foram contratados para atuar na limpeza durante o Verão Maior Paraná.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a iniciativa é realizada há mais de dez anos e tem caráter educativo. “A operação busca dar o exemplo para que o veranista também recolha o próprio lixo e ajude a preservar o ambiente marinho, garantindo mais conforto com praias limpas”, afirmou.

Bley também destacou o esforço dos trabalhadores, moradores do Litoral contratados temporariamente para a ação. “É um trabalho pesado, feito sob sol forte e sobre areia quente. A colaboração da população é fundamental. Cuidar do próprio lixo é um gesto de respeito ao meio ambiente e às pessoas”, completou.

Além de melhorar a balneabilidade e o conforto dos turistas, o projeto contribui para a economia local com geração de emprego e renda.

Mais de 75 toneladas já recolhidas

Nesta temporada, a operação teve início em 19 de dezembro e segue até 23 de fevereiro. Em apenas 14 dias, 75,6 toneladas de resíduos já foram retiradas das praias. O material recolhido passa por triagem: o que não pode ser reaproveitado recebe destinação correta, enquanto os recicláveis são encaminhados à Associação de Coletores de Pontal do Paraná, responsável pela separação e comercialização.

Investimentos e inovação

A limpeza das praias integra um pacote maior de investimentos da Sanepar para a temporada de verão, que soma R$ 25 milhões. Os recursos incluem reforço com 15 reservatórios contêineres, contratação de 24 caminhões-pipa e 31 geradores de energia elétrica.

O monitoramento em tempo real das redes também foi ampliado, com 130 pontos de telemetria, sendo 100 na rede de água e 30 na de esgoto. Como ação de inovação sustentável, a Companhia instalou, de forma voluntária, uma ecobarreira em Matinhos, feita com materiais recicláveis, para conter resíduos flutuantes — iniciativa inspirada em projeto semelhante adotado em Curitiba.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9