Operação descobre grupo envolvido em contrabando de cigarros eletrônicos no Paraná
A ação cumpre mandados de prisão e busca em cidades do oeste do Paraná e envolve bloqueio de bens dos investigados

A Receita Federal (RF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta terça-feira (11), uma operação contra um grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira. A ação acontece nas cidades de Cascavel, Céu Azul e Matelândia, no oeste do Paraná, e visa cumprir cinco mandados de busca e apreensão, além de cinco prisões preventivas.
A operação também solicitou o sequestro e bloqueio de bens móveis e imóveis, veículos e ativos financeiros dos investigados. De acordo com a investigação, o grupo adquiria os produtos ilegais e os transportava em veículos de passeio, utilizando táticas para evitar a fiscalização policial. Alguns membros monitoravam as estradas e se comunicavam por meio de um aplicativo de mensagens, usando termos codificados para alertar sobre a presença da Polícia Rodoviária Federal e desvios nas rodovias.
A Receita Federal também identificou movimentações financeiras suspeitas, com valores incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos, e o uso de empresas de fachada para ocultar as transações.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro. Com informações do G1.