A Polícia Federal (PF), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou, nesta terça-feira (03), a Operação Guincho, visando desmantelar uma associação criminosa envolvida em práticas de corrupção ativa e passiva. A operação ocorreu nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e 14 de intimação com medidas cautelares.
As investigações identificaram um esquema no qual agentes públicos e particulares exigiam vantagens indevidas de forma recorrente. Durante a operação, um homem de 62 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As medidas cautelares incluem o afastamento dos servidores investigados de suas funções, proibição de acesso a prédios públicos e outras restrições para assegurar o andamento das investigações.
Os envolvidos poderão responder por crimes previstos nos artigos 288 (associação criminosa), 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa) do Código Penal Brasileiro.