Operação Virtude leva ações de prevenção e proteção à população idosa durante outubro em Londrina

A campanha tem como finalidade promover ações preventivas que assegurem os direitos e a proteção da população idosa, por meio de palestras, planejamento de medidas educativas e visitas pós-delito a idosos que sofreram situações de violência

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A primeira atividade da programação será na próxima segunda-feira (06), com uma palestra no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, que deve reunir cerca de 60 participantes. Foto: Divulgação

A Patrulha Maria da Penha do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) realiza em Londrina, ao longo de outubro, a Operação Virtude, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha tem como finalidade promover ações preventivas que assegurem os direitos e a proteção da população idosa, por meio de palestras, planejamento de medidas educativas e visitas pós-delito a idosos que sofreram situações de violência.

O mês de outubro é voltado à conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa, marco lembrado desde a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Federal nº 10.741/2003. Em Londrina, o lançamento oficial da Operação ocorreu na sexta-feira (03), na sede do 5º BPM, reunindo representantes das instituições envolvidas. A primeira atividade da programação será na próxima segunda-feira (06), com uma palestra no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, que deve reunir cerca de 60 participantes.

“Iremos abordar a atuação da Patrulha Maria da Penha no combate à violência doméstica, os diferentes tipos de violência sofridos por pessoas idosas e as medidas protetivas previstas em lei. Também vamos tratar sobre os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, as obrigações do Estado e da sociedade, além dos crimes mais comuns contra essa população, como os golpes eletrônicos”, explicou a soldado Kely Castagnaro, integrante da Patrulha.

Durante o mês, Unidades Básicas de Saúde (UBS) também receberão encontros com foco em conscientização e prevenção. No dia 20, será a vez da UBS Piza, no dia 22 a UBS Armindo Guazzi e, no dia 23, a UBS Eldorado. Em todas as atividades, a expectativa é de reunir aproximadamente 60 idosos. A Patrulha planeja ainda levar a campanha a outros CCIs da cidade posteriormente, ampliando o alcance da Operação Virtude.

Para a secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, a ação dá atenção a pautas fundamentais. “A Operação Virtude representa um marco muito importante para a nossa cidade e para todo o Paraná, ao colocar em evidência a prevenção e o enfrentamento das violências contra a pessoa idosa. A Polícia Militar demonstra sensibilidade e compromisso com um público que merece toda a nossa atenção e respeito. Sabemos que a violência contra idosos pode acontecer de diferentes formas: física, psicológica, financeira, patrimonial ou até pela negligência, e muitas vezes permanece invisível, dentro das próprias casas e famílias. Por isso, a integração entre a segurança pública e a rede de proteção social é fundamental”, avaliou.

A soldado Castagnaro reforçou a importância da mobilização para a segurança da população idosa. “A conscientização é fundamental diante da vulnerabilidade dessa faixa etária, que muitas vezes sofre com perda de autonomia e isolamento social. Por isso, são necessárias políticas públicas que promovam inclusão, educação e acesso a canais de denúncia, garantindo proteção, dignidade e segurança”, afirmou. Em casos de crimes contra pessoas idosas, os canais de denúncia disponíveis são: 190 (Polícia Militar do Paraná – Emergência), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 100 (Violação de Direitos Humanos). Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9