Orquestra de Metais de Londrina se apresenta na feira do Cincão no domingo
A orquestra, que conta com instrumentos de sopro e percussão, executa um repertório popular, nacional e internacional, e busca valorizar a memória afetiva do público com músicas que marcaram gerações, de clássicos do sertanejo, samba, rock e pop

A tradicional feira livre dos Cinco Conjuntos, a feira do Cincão, será palco neste domingo (27), da segunda apresentação da Orquestra de Metais de Londrina (OML) em 2025. O concerto, previsto para começar às 10 horas, será realizado na Avenida Saul Elkind, próximo ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte da cidade. A orquestra, que conta com instrumentos de sopro e percussão, executa um repertório popular, nacional e internacional, e busca valorizar a memória afetiva do público com músicas que marcaram gerações, de clássicos do sertanejo, samba, rock e pop.
A apresentação na feira do Cincão, explicou o diretor artístico da orquestra, Kleverson Sanches, tem como objetivo principal democratizar o acesso à cultura, atingindo um público diverso, com destaque para os frequentadores da feira. “A gente prefere se apresentar em espaços públicos, locais onde as pessoas já estão. Queremos atrair quem está passeando, fazendo compras, e que, ao ouvir um trecho de Raça Negra ou Zezé Di Camargo, sinta vontade de parar e assistir. É uma forma de democratizar o acesso à cultura, principalmente para as populações periféricas, que nem sempre têm oportunidade de assistir a concertos ou espetáculos musicais”, afirmou.
Com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto tem ainda o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Guarda Mirim de Londrina e do Colégio Marcelino Champagnat. O incentivo financeiro recebido do Promic garante a cada músico da Orquestra de Metais de Londrina uma ajuda de custo para financiar a manutenção dos instrumentos, o transporte e os próprios ensaios. O projeto prevê ainda outras cinco apresentações em 2025 (confira a lista abaixo).
OML – Fundada em 2019, a Orquestra de Metais de Londrina é formada por 32 músicos, com idades entre 18 e 60 anos. A maioria não vive profissionalmente da música. São policiais, advogados, servidores públicos e vendedores, que veem na orquestra um espaço de amizade e expressão artística. Além disso, a OML integra estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), músicos da Guarda Mirim e de outras bandas escolares da cidade. O evento é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto José Gonzaga Vieira e Instituto Laço Branco. Com informações do N.Com.
Confira as próximas apresentações:
– Praça do Aeroporto: 25 de maio (domingo) às 17h
– Praça da Catedral (Festa do Padroeiro de Londrina): 27 ou 28 de junho às 20h30
– Praça dos Pioneiros (Gleba Palhano): 26 de julho (sábado) às 20h30
– Feira da Lua do Comtour: 29 de agosto (sexta-feira) às 20h30
– Desfile de 7 setembro (avenida Leste Oeste): 7 de Setembro às 9h