Orquestra Sinfônica da UEL abre Festival Internacional de Música de Londrina neste sábado no Cine Teatro Ouro Verde
A regência será do premiado maestro José Soares, que já esteve à frente de grandes orquestras no Brasil e em outros países

A 44ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) começa neste sábado (13), às 20h30 (de Brasília), no Cine Teatro Ouro Verde, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) fazendo o concerto de abertura. Participam organizadores, promotores, patrocinadores, alunos e professores. A entrada é gratuita, mas os ingressos já estão esgotados. A organização informa que haverá fila de espera na porta do teatro. Muitas pessoas retiram o convite, mas acabam não comparecendo ao teatro. Por isso, ainda há chance de assistir a orquestra. O Festival Internacional de Música de Londrina vai de 13 a 21 de julho.
Após a cerimônia de abertura do evento, a Osuel, que está completando 40 anos, apresenta obras de grandes músicos como Mozart (abertura As Bodas de Fígaro), Beethoven (Sinfonia Nº 7) e Bartók (Danças Romenas). A regência será do premiado maestro José Soares, que já esteve à frente de grandes orquestras no Brasil e em outros países. “A gente buscou trazer como centro do programa uma obra que é um dos pilares do repertório de orquestra e tem a ver com o desenvolvimento de um músico, que é a 7ª Sinfonia de Beethoven”, revela o regente convidado, que integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
“Vamos iniciar o programa com Mozart, com a abertura da ópera As Bodas de Fígaro, uma música muito leve e divertida, seguido de um compositor que tem uma relação direta com a atividade pedagógica e formação musical: Béla Bartók. Vamos tocar as Danças Folclóricas Romenas”, detalhou. Reconhecido nacionalmente por sua qualidade artística e pedagógica, este ano o Festival Internacional de Música de Londrina recebeu 900 inscrições de todo o Brasil para 37 cursos, oficinas, masterclasses e workshops. Com informações da UEL.

