Outubro foi mais frio e chuvoso que o normal no Paraná, aponta Simepar
Mês teve temperaturas até 2°C abaixo da média e volume de chuva irregular em várias regiões do Estado

Os paranaenses sentiram na pele o comportamento atípico do clima em outubro. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês apresentou temperaturas médias até 2°C abaixo da média histórica e chuvas irregulares — apesar da sensação de precipitações constantes, mais da metade das estações meteorológicas registraram volume abaixo da média.
Das 43 estações com mais de cinco anos de operação, 25 apresentaram índices de chuva menores que o esperado e 18 ficaram acima da média. Os extremos ficaram entre Jaguariaíva, com apenas 42,8 mm de chuva (contra média de 168,3 mm), e Altônia, com 118 mm acima da média histórica. Já Cornélio Procópio, Guaíra, Maringá e Paranaguá atingiram o volume médio esperado 11 dias antes do fim do mês.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, os principais fatores foram tempestades de curta duração, comuns na primavera, somadas à passagem de frentes frias no oceano Atlântico e à Oscilação Antártica em fase negativa, que favoreceu o avanço de massas de ar frio. Essa combinação provocou temperaturas abaixo do normal em boa parte do Estado, com destaque para Cascavel, que registrou média de 19,5°C (dois graus abaixo da média histórica).
Em várias cidades, como Apucarana, Maringá, Guarapuava e Francisco Beltrão, a média ficou entre 1°C e 2°C abaixo do normal. Cornélio Procópio e Laranjeiras do Sul tiveram as menores temperaturas para outubro desde o início das medições, com 10,4°C e 8,3°C, respectivamente.
O mês também foi marcado por fortes rajadas de vento, chegando a 110,5 km/h em Cascavel e 103,7 km/h em Nova Tebas no dia 16. Já em Curitiba, a primavera teve dias de frio intenso e muita chuva — apenas nove dias sem precipitação durante o mês e máximas abaixo de 15°C por mais de 78 horas, entre os registros mais baixos para outubro desde 1997.
Apesar do início quente — com máximas de até 39,5°C em Loanda e 36°C em Londrina no dia 5 —, as massas de ar frio dominaram boa parte do período. Para novembro, o Simepar prevê chuvas persistentes no início do mês, mas maior presença de sol e temperaturas mais amenas na segunda quinzena.

  