Padre é preso suspeito de abusar de jovens e adolescentes vulneráveis no Paraná
Investigação aponta padrão de comportamento predatório desde 2010; religioso foi afastado da Igreja antes da prisão

Um padre de 41 anos foi preso temporariamente na manhã deste domingo (24) em Cascavel, no oeste do Paraná, durante uma operação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Ele é investigado por suspeita de abusar sexualmente de jovens ligados à comunidade católica e de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em junho deste ano. Até agora, 11 pessoas foram ouvidas, e três vítimas foram formalmente identificadas — uma delas menor de idade na época do crime. O religioso também é suspeito de oferecer presentes, viagens e dinheiro para atrair adolescentes, além de convites para dormir em sua casa. As apurações indicam ainda que o padre vinha tentando contatar insistentemente vítimas e testemunhas, o que motivou a decretação da prisão temporária. O nome dele não foi divulgado.
De acordo com a polícia, há registros de condutas semelhantes desde 2010, quando o suspeito ainda era seminarista. Além das acusações de abuso, foram identificadas irregularidades financeiras na paróquia em que atuava e a prática ilegal de terapias alternativas em um consultório particular. O padre foi afastado de suas funções religiosas em 14 de agosto, após surgirem as primeiras evidências. O caso segue em sigilo e novas vítimas e testemunhas estão sendo procuradas. Denúncias podem ser feitas ao Nucria pelo telefone (45) 3326-4909, ao Disque 100 ou ao Disque-Denúncia do Paraná (181).