Padre é preso suspeito de abusar de jovens e adolescentes vulneráveis no Paraná

Investigação aponta padrão de comportamento predatório desde 2010; religioso foi afastado da Igreja antes da prisão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / PCPR

Um padre de 41 anos foi preso temporariamente na manhã deste domingo (24) em Cascavel, no oeste do Paraná, durante uma operação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Ele é investigado por suspeita de abusar sexualmente de jovens ligados à comunidade católica e de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em junho deste ano. Até agora, 11 pessoas foram ouvidas, e três vítimas foram formalmente identificadas — uma delas menor de idade na época do crime. O religioso também é suspeito de oferecer presentes, viagens e dinheiro para atrair adolescentes, além de convites para dormir em sua casa. As apurações indicam ainda que o padre vinha tentando contatar insistentemente vítimas e testemunhas, o que motivou a decretação da prisão temporária. O nome dele não foi divulgado.

De acordo com a polícia, há registros de condutas semelhantes desde 2010, quando o suspeito ainda era seminarista. Além das acusações de abuso, foram identificadas irregularidades financeiras na paróquia em que atuava e a prática ilegal de terapias alternativas em um consultório particular. O padre foi afastado de suas funções religiosas em 14 de agosto, após surgirem as primeiras evidências. O caso segue em sigilo e novas vítimas e testemunhas estão sendo procuradas. Denúncias podem ser feitas ao Nucria pelo telefone (45) 3326-4909, ao Disque 100 ou ao Disque-Denúncia do Paraná (181).

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9