Pais e alunos protestam na zona norte de Londrina por escolas especiais

A mobilização acontece na zona norte, com ponto de partida às 13h30 na rua Saul Elkind, 5000, em frente à Escola Flávia Cristina (AFC), e segue até as 16h, com um percurso pela avenida para chamar a atenção da população

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Pais, alunos e educadores realizam na tarde desta quinta-feira (3) uma manifestação em defesa da continuidade das escolas de educação especial no Paraná. Em Londrina, a mobilização acontece na zona norte, com ponto de partida às 13h30 na avenida Saul Elkind, 5000, em frente à Escola Flávia Cristina (AFC), e segue até as 16h, com um percurso pela avenida para chamar a atenção da população.

Sidney dos Santos Gimenes, pai de um menino autista de 9 anos que estuda na AFC, explica a importância do atendimento especializado. “Meu filho evoluiu muito quando entrou nesta escola. Antes, na escola regular, eu recebia ligação quase todos os dias pedindo para buscá-lo. Ele sofria bullying, os professores não sabiam lidar com ele. As escolas regulares não estão preparadas para nossas crianças”, afirmou.

O movimento ocorre em reação à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. A ação questiona duas leis paranaenses que autorizam o repasse de recursos públicos a instituições filantrópicas de ensino especial, como as APAEs. A entidade alega que o repasse seria inconstitucional e poderia dificultar a inclusão em escolas regulares.

No entanto, pais e profissionais da educação argumentam que essas instituições são fundamentais para crianças com deficiências, sobretudo de famílias de baixa renda, e prestam um serviço que muitas escolas regulares ainda não conseguem oferecer com a devida estrutura e preparo.

Outra manifestação está prevista para esta sexta-feira (4), em frente ao ILECE (Av. Juscelino Kubitscheck, 1792), às 9h30 da manhã. Os organizadores reforçam que os atos visam sensibilizar a sociedade e os ministros do Supremo Tribunal Federal sobre a importância da continuidade do apoio às escolas de educação especial.

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Carolina Thomaz

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