Paraná alcança 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola
Esta é a primeira vez, desde o lançamento do programa em 2007, que todos os municípios do estado aderem integralmente à iniciativa

O Governo do Paraná, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), concluiu nesta sexta-feira (21) a adesão dos 399 municípios ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE). Esta é a primeira vez, desde o lançamento do programa em 2007, que todos os municípios do estado aderem integralmente à iniciativa. O PSE tem como objetivo promover a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção e atenção à saúde, reduzindo vulnerabilidades que possam comprometer seu desenvolvimento. A integração entre as escolas e a Atenção Primária à Saúde (APS) é a base da estratégia do programa.
Implementação e Expansão
O programa é estruturado para garantir a articulação contínua entre as políticas de educação e saúde, abrangendo toda a rede pública de ensino, desde a educação infantil até o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Criado pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, e regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017, o programa tem sua gestão operacional realizada pela Sesa, que apoia os gestores municipais na articulação, planejamento e execução das ações. A Sesa também é responsável pelo monitoramento e avaliação do programa e coordena o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do PSE (GTI-E PSE).
A adesão ao ciclo 2025/2026 foi aberta em 20 de dezembro de 2024 e seguiu até 21 de março de 2025. A mobilização contou com o apoio dos técnicos regionais de saúde e educação, dos membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR).
No ciclo anterior (2023/2024), 396 municípios haviam aderido ao programa, envolvendo 5.169 escolas e beneficiando 1.133.999 estudantes. Para o ciclo atual, o número subiu para 5.494 escolas e 1.197.354 alunos alcançados.
Principais Ações do Programa
Promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade;
Saúde ambiental;
Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
Prevenção das violências e dos acidentes;
Prevenção de doenças negligenciadas e Covid-19;
Saúde mental, bucal, auditiva e ocular;
Verificação da situação vacinal;
Saúde sexual e reprodutiva;
Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
Compromisso e Impacto
O compromisso dos gestores municipais da saúde e educação garante que as ações do programa sejam efetivas e alcancem os estudantes mais vulneráveis. Todas as escolas públicas da educação básica puderam ser incluídas, com prioridade para aquelas localizadas em áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, assentamentos, unidades socioeducativas e escolas com alta concentração de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, celebrou o resultado: “O programa é direcionado para estudantes da rede de ensino e contribui diretamente para seu desenvolvimento integral e cidadania. Atingir 100% dos municípios representa um marco e demonstra o comprometimento coletivo com a saúde na educação”.
O Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da iniciativa: “Quando unimos esforços para cuidar da saúde dos estudantes, também fortalecemos o aprendizado. Um aluno saudável tem mais condições de se concentrar, participar das aulas e desenvolver todo o seu potencial”. Com informações AEN