Paraná alerta municípios para adesão ao Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola aborda temas como prevenção à violência, promoção da saúde mental, alimentação saudável, vacinação e saúde sexual e reprodutiva. A Sesa apoia os municípios no processo de adesão e implementação, oferecendo suporte técnico e materiais educativos. Até o momento, 141 municípios já concluíram a adesão

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforça a importância da adesão dos municípios ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é promover a saúde e prevenir doenças entre os estudantes da rede pública. As inscrições estão abertas até 21 de março de 2025 e podem ser feitas pela plataforma e-Gestor APS. O PSE aborda temas como prevenção à violência, promoção da saúde mental, alimentação saudável, vacinação e saúde sexual e reprodutiva. A Sesa apoia os municípios no processo de adesão e implementação, oferecendo suporte técnico e materiais educativos. Até o momento, 141 municípios já concluíram a adesão.
Criado para integrar saúde e educação, o programa atende estudantes desde a pré-escola até o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Ministério da Saúde repassa recursos para os municípios participantes, garantindo a execução das ações. No Paraná, o PSE começou em 2008 com 11 municípios. No último ciclo (2023/2024), 99% das cidades paranaenses aderiram ao programa. A meta agora é alcançar 100% de participação. Com informações AEN.