Paraná amplia frota aérea da segurança pública com cinco novos helicópteros
Os novos equipamentos serão usados em operações contra o crime organizado, resgates de alta complexidade e transporte de vítimas

O Governo do Paraná entregou nesta terça-feira (16) cinco helicópteros para reforçar a segurança pública, no maior investimento aéreo da história do Estado. Com aporte de R$ 49,3 milhões, três aeronaves vão para o projeto Falcão da Polícia Militar, uma para a Polícia Civil e outra para o Corpo de Bombeiros, elevando a frota da Secretaria da Segurança Pública de 15 para 20 unidades — aumento de 33%.
Os novos equipamentos serão usados em operações contra o crime organizado, resgates de alta complexidade e transporte de vítimas. “As aeronaves ampliam a eficiência das equipes e garantem resposta rápida em situações críticas”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, destacando que a compra integra um pacote de R$ 116 milhões em novas tecnologias para a segurança.
No projeto Falcão, os três helicópteros Robinson R66 vão expandir a atuação para as regiões Norte e Noroeste, com câmeras de visão noturna, infravermelho e transmissão de imagens em tempo real. A Polícia Civil passa a contar com sua quarta aeronave, equipada com farol infravermelho e visão noturna para operações contra o crime.
Já o Corpo de Bombeiros recebeu o Arcanjo 01, modelo EC130 B4, arrendado por cinco anos e equipado com massageador cardíaco automático, incubadora neonatal e helibalde para combate a incêndios. A aeronave ficará em Curitiba e atuará no Litoral durante o verão, reduzindo em até três vezes o tempo de resposta em emergências. Com informações: PCPR