Paraná amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos por três meses

O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, com 17.010 novos casos estimados por ano no período de 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Arte: divulgação AEN

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (17) uma ação especial para vacinar adolescentes e jovens de 15 a 19 anos contra o HPV (Papilomavírus Humano). Com o apoio dos municípios, a iniciativa busca resgatar aqueles que ainda não receberam a imunização, essencial para prevenir cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A ampliação do público-alvo será válida apenas pelos próximos três meses, uma vez que a vacina continua disponível gratuitamente no SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Segundo a Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, cerca de 216 mil jovens ainda não foram vacinados. A ação começou nos municípios-sede das Regionais de Saúde e será expandida gradativamente para todo o estado. O reforço na vacinação foi anunciado durante a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), realizada na última semana em Foz do Iguaçu, com apoio do Cosems/PR e do CES/PR.

Vacinação agora ocorre em dose única
Até março de 2024, a vacina contra o HPV era aplicada em duas doses. No entanto, o Ministério da Saúde passou a recomendar dose única, o que pode impactar a comparação direta dos números de vacinação entre os anos. Em 2024, o Paraná registrou a aplicação de 71.407 doses em meninas de 9 a 14 anos e 88.634 doses em meninos da mesma idade. Já em 2025, houve uma redução nos primeiros meses: entre janeiro e fevereiro, foram vacinadas 8.873 meninas e 10.367 meninos, com queda na cobertura vacinal – de 97,12% para 81,59% no caso das meninas e de 87,17% para 72,77% nos meninos.

Meta: eliminar o câncer de colo do útero até 2030
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, um dos principais objetivos dessa ação é eliminar o câncer de colo do útero até 2030, seguindo o Plano de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, com 17.010 novos casos estimados por ano no período de 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com informações AEN

Além dos adolescentes entre 9 e 14 anos, outros grupos também podem se vacinar, como:
✅ Pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos
✅ Vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que ainda não receberam a vacina
✅ Pacientes com papilomatose respiratória recorrente
✅ Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) entre 15 e 45 anos

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9