Paraná apresenta iniciativas de inovação para cidades inteligentes no Smart City Expo Curitiba 2023
O Separtec e o Projetek são duas das ações apresentadas no evento, que buscam estimular a competitividade e aproximar as universidades, centros de pesquisa e empresas

O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (24), no Smart City Expo Curitiba 2023, evento que ocorre desde a quarta-feira (22) na capital paranaense, iniciativas de inovação para cidades inteligentes, como o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia (Projetek) e o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O Separtec busca o credenciamento de ecossistemas de inovação, com o apoio da Secretaria da Fazenda (Sefa), para estimular a competitividade e aproximar as universidades, centros de pesquisa e empresas. Atualmente, o Paraná conta com 18 iniciativas de parques, sendo oito em operação, cinco em implantação e outros cinco em planejamento.
Inep divulga nesta sexta-feira resultado segunda etapa do Revalida
José Maurino Oliveira Martins, coordenador do Separtec na Sefa, afirmou que os parques tecnológicos são essenciais para o desenvolvimento regional sustentável, enquanto Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, destacou a adoção de recursos tecnológicos para atender às demandas dos municípios.
O Projetek, por sua vez, atende a demandas de obras públicas de municípios com até 30 mil habitantes, onde se encontram os campi das universidades estaduais. As unidades do Projetek estão instaladas nas agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), presentes nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).
Paraná recebe as primeiras doses de vacinas para a nova campanha contra a gripe
Além disso, as cidades inteligentes são uma das áreas prioritárias para a aplicação de recursos do Fundo Paraná, que é gerido pela Seti e financiado ações de ciência, tecnologia, inovação e extensão universitária no estado.
No Smart City Expo 2023, o Governo do Estado também apresentou o Robotbox, um kit de robótica de baixo custo desenvolvido pela startup incubada na UEPG, Clube da Robótica, que visa ensinar crianças e pré-adolescentes conceitos de matemática, física e ciências por meio da robótica.
O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, e a expectativa de público para a edição de 2023 é de cerca de 15 mil participantes, entre congressistas e visitantes.
Com informações da AEN.