Paraná atinge recorde de 6,1 milhões de pessoas empregadas no mercado de trabalho

O Estado registra aumento de 91 mil trabalhadores ocupados e a menor taxa de desocupação da história, com 3,3% da população sem emprego

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Felipe Stoski, de 27 anos, foi contratado como assistente administrativo em uma agência de comunicação. Foto: Felipe Stoski/Arquivo pessoal

O Paraná alcançou um recorde histórico no número de pessoas ocupadas, com 6,13 milhões de trabalhadores, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados nesta terça-feira (11). O número representa um aumento de 91 mil empregos em relação ao terceiro trimestre de 2024, quando o Estado contava com 6,04 milhões de pessoas empregadas, um crescimento de 1,5% no período.

O bom desempenho do mercado de trabalho paranaense reflete o clima de negócios favorável no Estado, que impulsiona os investimentos da iniciativa privada em novas contratações. O Paraná registrou, em 2024, o maior número de empregos na iniciativa privada, com 3,43 milhões de trabalhadores.

Além disso, o Estado obteve a menor taxa de desocupação da história, com apenas 206 mil pessoas desempregadas e uma taxa de 3,3% da população desocupada, o que representa o quarto melhor índice do Brasil, abaixo da média nacional de 6,2%. Essa marca foi atingida após uma queda de 0,7% na taxa de desemprego em relação ao terceiro trimestre de 2024, a maior redução trimestral do país, junto com Minas Gerais.

O Paraná também se destaca pela alta proporção de trabalhadores com carteira assinada, que chega a 79,6% no setor privado, superando a média nacional de 73,4%. A evolução dos últimos anos é significativa, com o Estado registrando um aumento de 588 mil novos postos de trabalho desde 2019.

Histórias de trabalhadores como Felipe Stoski, que conseguiu uma vaga em uma agência de comunicação em apenas uma semana, e Hileia Queiroz, que se mudou de Manaus para Curitiba em busca de melhores oportunidades, ilustram o bom momento do mercado de trabalho paranaense. Luan da Cunha, mecânico de ar-condicionado, também relata uma recolocação rápida, destacando a melhoria no clima de contratações e nos salários.

Com esses números positivos, o Paraná consolida-se como um dos principais Estados brasileiros em termos de empregabilidade e redução do desemprego. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Matheus Vinicios Barreira

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.