Paraná define Dia D de Multivacinação e início da imunização nas escolas a partir de 14 de abril
Mobilização estadual ocorrerá em 10 de maio com foco em gripe, Covid-19 e febre amarela; vacinas de rotina também serão aplicadas

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em parceria com o Cosems/PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), definiu nesta quarta-feira (9) o Dia D de Multivacinação, que será realizado em 10 de maio, e o início da vacinação nas escolas, marcado para a próxima segunda-feira (14 de abril). A ação intensiva segue até 31 de maio e contará com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. A campanha visa ampliar a cobertura vacinal em todo o estado, com foco nos imunizantes contra Influenza (gripe), Covid-19 e Febre Amarela, mas também incluirá as vacinas de rotina, reforçando a proteção contra diversas doenças e atualizando as carteiras de vacinação.
Durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR), realizada em Curitiba, foram pactuadas outras ações estratégicas, como a obrigatoriedade do envio diário dos dados de vacinação para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional que integra informações do SUS. “A vacinação é um desafio constante e necessita da união. Precisamos blindar nosso território”, destacou César Neves, diretor-geral da Sesa. “Faremos uma força-tarefa de vacinação em uma grande mobilização nas salas e nas escolas”, reforçou Fábio de Mello, presidente do Cosems.
Além da vacinação, o encontro tratou de estratégias para reduzir a Mortalidade Materna e Infantil, com ações como:
Fortalecimento dos Grupos Técnicos de Agilização e Revisão de Óbitos (GTARO);
Treinamentos com simuladores de emergência obstétrica;
Reforço na segurança do paciente e planos regionais de redução da mortalidade.
Também foram debatidos:
Gestão de dados das UBSs e reorganização da média complexidade ambulatorial;
Fusão dos grupos condutores do PlanificaSUS Paraná e do PNAES;
Avanço da fase 3 do programa Opera Paraná, que amplia o acesso a cirurgias eletivas.
A Sesa reforçou orientações sobre o manejo clínico da dengue e atendimento a casos suspeitos, com ênfase na hidratação como medida fundamental. O encontro também abordou ações voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), SUS Digital, Aids, e a fila de espera para especialidades médicas.