Paraná destina R$ 202 milhões para reforçar atendimento especializado do SUS nos municípios

Recursos serão repassados aos 399 municípios para ampliar consultas, exames e serviços de média complexidade na rede pública de saúde

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Paraná vai destinar R$202,1 milhões aos 399 municípios do Estado para reforçar os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os recursos serão transferidos em parcela única, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, com previsão de depósito nesta sexta-feira (26).

O aporte tem como objetivo ampliar a oferta de consultas com especialistas, exames e procedimentos ambulatoriais de média complexidade, reduzindo a demanda reprimida e agilizando o acesso da população aos serviços de saúde.

Cada município receberá o repasse de acordo com o número de habitantes, no valor de R$17 por morador, com base na estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recursos poderão ser aplicados no custeio de consultas especializadas, exames diagnósticos e contratação de prestadores de serviços vinculados ao SUS. O repasse foi regulamentado pela Resolução nº 746/2026 e não depende da adesão a convênios ou programas específicos.

Durante o anúncio, Ratinho Junior destacou que a medida busca fortalecer o atendimento nos municípios, principalmente nos de menor porte, que enfrentam dificuldades para manter os serviços especializados em razão da redução das receitas.

Segundo o governador, o investimento superior a R$200 milhões vai auxiliar no custeio da média complexidade, incluindo consultas, exames e contratação de equipes, contribuindo para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

Ratinho Junior também afirmou que a distribuição dos recursos seguirá um critério técnico, baseado exclusivamente na população de cada município. De acordo com ele, o modelo garante uma divisão proporcional e beneficia todas as cidades do Paraná, independentemente de fatores políticos, oferecendo apoio financeiro em um período de queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Redação Paiquerê FM 98.9 com informações do Governo do Paraná

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9