O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros entre janeiro e outubro de 2024, conforme dados da Embratur. No período, 805.143 visitantes internacionais estiveram no estado, impulsionados principalmente pela entrada via terrestre, que representa 95,5% desse fluxo. A fronteira tríplice em Foz do Iguaçu, na região Oeste, é a principal porta de entrada, atraindo argentinos e paraguaios. Além deles, o Paraná recebeu turistas de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, entre outros. No transporte aéreo, destaque para voos diretos com Chile e Argentina, que também ampliaram a chegada de visitantes.
Segundo o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o crescimento do turismo internacional tem gerado resultados positivos na economia local: “Eles vêm, gastam em dólares e ajudam a movimentar a economia do Paraná”. O estado também aposta no turismo marítimo. Nesta terça-feira (17), o primeiro dos oito navios da nova temporada de cruzeiros atracou no Porto de Paranaguá. Operado pelo MSC Armonia , que transporta até 2.520 passageiros, os roteiros incluem destinos como Buenos Aires, Ilhabela e Itajaí.
A primeira temporada, entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou cerca de R$ 25 milhões e recebeu mais de 39 mil turistas , consolidando Paranaguá como um ponto estratégico no itinerário nacional e internacional. Com informações: AEN