Paraná é semifinalista de prêmio nacional com programa que une universidades e setor produtivo
Ageuni, coordenado pela Seti, foi selecionado entre 333 ações do país e disputa o Prêmio Excelência em Competitividade

O Paraná foi anunciado nesta quarta-feira (26) como um dos 12 semifinalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O programa estadual selecionado foi a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articula ações entre as sete universidades estaduais com foco no fortalecimento das vocações produtivas locais e regionais.
O Ageuni foi escolhido entre 333 iniciativas de 20 estados brasileiros e agora será avaliado por especialistas em administração pública. Em julho, serão anunciadas seis finalistas, e, em agosto, os três vencedores serão revelados durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, em Brasília. Segundo o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, o programa representa um modelo inovador de integração entre conhecimento acadêmico e setor produtivo, com foco no desenvolvimento sustentável, competitividade e geração de emprego e renda. Ele destacou ainda o diferencial da governança descentralizada, com nove comitês regionais e um estadual, que envolvem representantes da sociedade civil, setor produtivo e governo.
A Ageuni foi instituída por decreto em 2022 e já tem impacto comprovado. Em seu primeiro ciclo, 67 projetos foram selecionados, com R$ 28,6 milhões investidos em diferentes regiões do estado, beneficiando empresas, cooperativas, startups e municípios. As pesquisas abrangem desde pequenas empresas até grandes indústrias, com soluções que vão da redução de resíduos industriais até a produção de colágeno a partir de escamas de peixe. Além disso, o programa está conectado a outras políticas públicas como o Projetek, vencedor da edição de 2024 do mesmo prêmio, e iniciativas como o Paraná Empreende Mais, o Programa Prime e as Residências Técnicas em Especialização Produtiva.

