“Paraná em Ação” traz serviços gratuitos a Londrina nesta sexta-feira e sábado
O evento, que percorre diversas regiões levando cidadania e serviços essenciais, será realizado nesta sexta-feira (07) e sábado (08), das 9 às 17 horas, no Sesc Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind,

O “Paraná em Ação”, programa do Governo do Estado organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, chega a Londrina para uma nova rodada de atendimentos e orientações gratuitas à população. O evento, que percorre diversas regiões levando cidadania e serviços essenciais, será realizado nesta sexta-feira (07) e sábado (08), das 9 às 17 horas, no Sesc Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind, 1.555.
Nesta edição, o “Paraná em Ação” será promovido em parceria com o Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), bem como diversas secretarias estaduais e municipais. Entre os órgãos participantes, estão o Instituto de Identificação do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Militar, Polícia Penal, Detran-PR, Copel, Sanepar e outros. Por parte do Município, estarão presentes nesta sexta-feira (07), no período da manhã, as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).
Das 8 às 12 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico). No mesmo período, a SMAS também realizará uma ação voltada à população em situação de rua no Centro Pop (rua Dib Libos, 25). Lá, haverá atendimentos da Defensoria Pública do Estado, Tribunal Regional Eleitoral, CAPS, Consultório na Rua, CadÚnico e outros. Já a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) atuará das 8 às 13 horas, com o balcão de oportunidades, orientações sobre o seguro-desemprego e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.
Além disso, a população poderá atualizar documentos, realizar atendimentos de saúde, obter orientações jurídicas, acessar programas sociais em um único espaço e tirar suas dúvidas sobre assuntos como curatela, divórcio, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável e transferência e regularização de títulos de eleitor. Quem for até o local deve levar um documento de identificação. Os serviços disponíveis também incluirão as ações da Cáritas Arquidiocesana voltadas a migrantes, executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Entre elas, estão emissão de documentos, orientações sobre regularização migratória e assistência jurídica, agendamentos na Polícia Federal e encaminhamentos para serviços de saúde, assistência social, educação e emprego, entre outros.
Para o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, resolver várias demandas em um único espaço é uma oportunidade valiosa para a população do município. “Todo mundo tem demandas a serem resolvidas, às vezes com a Copel, a Sanepar, uma conta que está atrasada ou problemas jurídicos que precisam de um advogado. Tudo isso será disponibilizado em um único lugar. Vão estar lá todos os serviços do Governo do Estado reunidos em um único espaço para atendimento da população. É uma oportunidade essencial”, afirmou.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, comentou que os moradores de Londrina e região terão a oportunidade de atualizar documentos, buscar informações e ter acesso a diversos serviços. “Os servidores públicos estarão em um único espaço, próximos da população, prontos para ouvir e atender as demandas”, sublinhou. Com informações do N.Com.

