Paraná entra em alerta para tempestades e chuvas intensas no fim de semana

Inmet emite avisos de perigo potencial e perigo para todas as regiões do Estado, com risco de ventos fortes, granizo e acumulados elevados de chuva entre sexta-feira e domingo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas no Paraná entre esta sexta-feira (9) e o fim de semana. Os avisos variam entre os níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), indicando condições meteorológicas adversas em praticamente todo o Estado.

Nesta sexta-feira, todo o território paranaense está sob alerta amarelo de tempestade. A previsão aponta para pancadas de chuva intensas, com volumes que podem chegar a 50 milímetros em 24 horas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O aviso é válido até as 23h59.

A partir de sábado (10), áreas do Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul e da região Central passam para alerta laranja, que representa maior grau de risco. Nesses locais, os acumulados de chuva podem alcançar 100 milímetros no dia, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, além de granizo. Esse alerta segue válido até o início da tarde de sábado.

No domingo (11), o Inmet mantém o alerta laranja para chuvas intensas em regiões do Oeste, Sudoeste, Sul e Centro do Estado. A previsão indica volumes elevados de chuva e ventos fortes, com rajadas acima de 60 km/h, até o final do dia.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a combinação de calor e alta umidade deve favorecer a formação de temporais típicos de verão, principalmente durante as tardes. Apesar da formação de um ciclone extratropical no Sul do país, o fenômeno não deve atingir diretamente o Paraná, mas pode contribuir para a intensificação das instabilidades.

De acordo com os meteorologistas, uma frente fria associada a esse sistema deve se aproximar do Estado no sábado, reforçando as condições para chuvas mais severas, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e também no Litoral. A instabilidade deve persistir no domingo, com redução das chuvas mais fortes em algumas áreas, mas ainda com risco de temporais em outras regiões ao longo do dia.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9