Paraná Faz Ciência recebe inscrições para oficinas temáticas
Paraná Faz Ciência recebe inscrições para oficinas temáticas | © Reprodução/O Perobal

Voltadas para o desenvolvimento de atividades práticas e temáticas com pequenos grupos, as oficinas da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 já estão com inscrições abertas. As atividades são gratuitas, disponibilizadas de modo presencial e remoto e fazem parte de um dos seis eixos temáticos da Semana, que será realizada na UEL entre os dias 6 e 10 de novembro. Para participar, os interessados devem realizar inscrições individuais exclusivamente por meio do site do evento, até o dia 31 de outubro.

Distribuídas nos três períodos – manhã, tarde e noite -, as oficinas temáticas compõe o Eixo 4 do evento e serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Por isso, são voltadas aos mais diversos públicos, de estudantes da educação básica a professores do ensino superior e à comunidade externa.

Os professores interessados em abordar a temática da energia solar em sala de aula irão encontrar, por exemplo, uma oficina voltada à “Construção de células fotovoltaicas com materiais de baixo custo para fins didáticos”. O primeiro dia também traz oficinas sobre a produção de mudas florestais; compostagem; esportes equestres; preservação e organização de acervos fotográficos; princípios básicos e moleculares dos testes de paternidade; ritmos e expressão corporal africano; introdução ao Arduíno (plataforma de projetos eletrônicos), entre muitas outras.

Em Londrina, CCI Oeste promove tarde com a família e amigos nesta terça-feira

No segundo dia de atividades práticas, estudantes de Direito e o público em geral terão duas oportunidades – manhã e tarde – para terem contato com perspectivas e experiências do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial da UEL. Além deste tema, a programação de 8 de novembro trará uma oficina voltada a demonstrar a composição nutricional dos principais produtos alimentícios adquiridos em supermercados, além de orientar os consumidores sobre os riscos à saúde do consumo excessivo de certos alimentos. Já proprietários e amantes de cachorros poderão se interessar pela oficina sobre Medicina Transfusional de Cães, voltada a apresentar como funciona a doação de sangue que pode salvar a vida de um animalzinho.

Ao acessarem o site, os interessados irão encontrar as principais informações, como horário e local, além de um breve resumo dos objetivos e o currículo dos docentes responsáveis pelas atividades. A UEL será responsável pela certificação de todos os envolvidos nas atividades, desde que comprovada a participação. A carga horária dependerá do tempo de duração das oficinas.

Com informações da UEL.