Paraná fecha outubro com tempo de apenas 8 horas para abertura de empresas
O Paraná ficou à frente de todas as grandes economias do País, como Santa Catarina (17 horas e 02 minutos), Rio de Janeiro (24 horas e 30 minutos), Rio Grande do Sul (29 horas e 34 minutos), Minas Gerais (32 horas e 25 minutos) e São Paulo (34 horas e 48 minutos)

O Paraná ocupou o terceiro lugar no ranking dos estados brasileiros mais rápidos para se abrir um negócio em outubro de 2025. Segundo relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), órgão do Governo do Estado vinculado à Secretária da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), o tempo médio para abrir uma empresa no Estado foi de 8 horas e 5 minutos, o quinto mês seguido que fica nessa faixa. O número foi 19 horas abaixo da média nacional durante o mês, que registrou 27 horas.
O Paraná ficou à frente de todas as grandes economias do País, como Santa Catarina (17 horas e 02 minutos), Rio de Janeiro (24 horas e 30 minutos), Rio Grande do Sul (29 horas e 34 minutos), Minas Gerais (32 horas e 25 minutos) e São Paulo (34 horas e 48 minutos). O resultado se torna ainda mais expressivo tendo em vista que o Paraná também foi o terceiro com o maior número de abertura de processos, com um total de 5.263 requerimentos. No Brasil inteiro, o mês de outubro registrou um total de 68.644 aberturas de empresas.
Os estados que lideraram o ranking foram Sergipe, que ocupou o primeiro lugar com uma média de 4 horas e 59 minutos para 492 processos abertos, e Piauí, o segundo colocado com 7 horas e 57 minutos para 645 processos. Na outra ponta do ranking, o Acre foi o estado com mais demora em tempo de abertura de empresas, com 66 horas e 42 minutos para um total de 135 processos, e o Pará veio logo depois, com 60 horas e 21 minutos em média para a abertura de 865 processos.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. No ranking nacional de tempo médio para consulta de viabilidade total, que considera a soma da viabilidade de nome e da viabilidade locacional, o Paraná subiu da terceira para a segunda posição, com uma média de 6 horas e 38 minutos. No índice de tempo médio de registros, o Estado subiu do oitavo para o quinto lugar, apresentando uma média de 1 hora e 25 minutos. Com informações da AEN.

