Paraná inicia aplicação da “Dose Zero” contra sarampo para bebês menores de 1 ano

Vacina adicional visa ampliar proteção e prevenir retorno da doença no estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Paraná implanta “Dose Zero” do sarampo em crianças para prevenir reintrodução da doença no Estado

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), começou a aplicar nesta semana a chamada “Dose Zero” (D0) da vacina contra o sarampo, destinada a crianças de seis meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias). A medida preventiva visa reforçar a imunização de um dos grupos mais vulneráveis à doença e evitar a reintrodução do vírus no estado.

A nova orientação foi enviada às 22 Regionais de Saúde e será adotada por todos os 399 municípios paranaenses. Inicialmente, a vacinação será feita com 28,6 mil doses da vacina Dupla Viral (que protege contra sarampo e rubéola), voltada a bebês de seis a oito meses e 29 dias. A partir dos nove meses, permanece a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Apesar de o último caso da doença no Brasil ter sido registrado em junho de 2022, e no Paraná em junho de 2020, o avanço da circulação do vírus em países vizinhos, como a Argentina, motivou a intensificação da prevenção. Entre os sintomas mais comuns do sarampo estão febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza, conjuntivite, além de dor de cabeça e diarreia. Casos suspeitos devem ser isolados por cinco dias após o surgimento das manchas e notificados imediatamente às autoridades de saúde para investigação e controle.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9