Paraná investe R$ 2,1 milhões em projeto de inteligência artificial para o agro
CIA-Agro Módulo Paraná vai implantar sistema piloto de agricultura de precisão em propriedades do Norte e Oeste do Estado

O Governo do Paraná oficializou nesta terça-feira (10) um investimento de R$ 2,1 milhões para a execução do projeto CIA-Agro – Módulo Paraná, anunciado durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. A iniciativa prevê a implantação de um sistema piloto de agricultura de precisão em cerca de 20 propriedades rurais das regiões Norte e Oeste, com monitoramento de máquinas por telemetria e uso de sensores para coleta de dados agronômicos, ambientais e operacionais ao longo de 27 meses.
Além do desenvolvimento tecnológico, o projeto aposta na difusão do conhecimento, com a criação de vitrines tecnológicas e a realização de capacitações voltadas a produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes. A ação é resultado da articulação entre a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com execução da Fundação Araucária em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, que também abriga a coordenação técnica por meio do Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA-Agro/UEL).
O projeto integra ainda uma cooperação internacional entre Brasil e Japão, com participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão, e reúne uma ampla rede de parceiros, como Embrapa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, IDR-Paraná, cooperativas e o Ministério da Agricultura. Para o secretário Alex Canziani, a iniciativa amplia o acesso à inovação no campo, ao levar ferramentas de inteligência artificial também a pequenos e médios produtores, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paranaense.

