Paraná já aplica mais de 9 mil doses da vacina contra VSR em gestantes
Secretaria de Saúde alerta para baixa cobertura de outros imunizantes essenciais durante a gravidez

O Paraná já aplicou 9.329 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação em 2025, chegou ao Estado no início de dezembro e começou a ser aplicado nos municípios no dia 5. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1.600.
Diante da adesão ao novo imunizante, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o alerta para que as gestantes mantenham a caderneta de vacinação atualizada, aproveitando a ida às unidades de saúde para receber outras vacinas importantes, como influenza, dTpa (difteria, tétano e coqueluche), hepatite B e Covid-19.
Segundo a Sesa, os índices dessas vacinas ainda são baixos entre gestantes no Estado. A cobertura contra a influenza está em 68,82%, abaixo da meta de 90%. Já a dTpa alcança 58,3%, e a vacinação contra a Covid-19 registrou pouco mais de 3 mil doses aplicadas em 2025.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca que as vacinas são seguras e fundamentais para proteger mães e bebês. O Paraná conta com mais de 1.850 salas de vacinação distribuídas nos 399 municípios, garantindo acesso gratuito aos imunizantes pelo SUS.

