Paraná lança nova fase do programa Jornada de CT&I para impulsionar indústrias
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Governo do Paraná, em parceria com o Senai Paraná, deu início a uma nova etapa do Programa Jornada de CT&I do Setor Industrial , com foco em aumentar a competitividade e produtividade das indústrias locais. Durante evento no Campus da Indústria da Fiep, nesta terça-feira (19), foi lançada uma Chamada Pública de R$ 10,9 milhões para o Programa Jornada da Produtividade , que financiará bolsas destinadas a profissionais especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo principal é acelerar o crescimento de micro, pequenas e médias indústrias por meio de soluções tecnológicas e estratégias de mercado. A iniciativa é liderada pela Fundação Araucária e pelas secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

Apoio à Indústria e à Pesquisa
O edital prevê o financiamento de bolsas para 106 profissionais , com pagamentos mensais de R$ 5.115,20 por dois anos. Os bolsistas, chamados de Agentes de Implementação Tecnológica e Agentes de Eficiência Produtiva , atuarão em Curitiba e em cinco cidades do interior: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Francisco Beltrão. Esses profissionais estão organizando treinamento, mentoria e apoio técnico do Senai Paraná para colaborar diretamente com os fabricantes, implementando ações que promovam a inovação e a eficiência. “Ao unir governo, universidades e empresas, estamos criando um ambiente propício ao crescimento sustentável e competitivo da nossa indústria”, destacou Edson José de Vasconcelos, presidente da Fiep.

Impacto e Cronograma

A nova fase do programa busca consolidar o Paraná como referência em inovação e produtividade industrial. “É mais uma demonstração do compromisso do Estado em fomentar ciência, tecnologia e inovação, alinhadas às reais necessidades da população”, comentou Alex Canziani, secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital. As universidades estaduais têm até 19 de dezembro para apresentar propostas. O resultado preliminar será divulgado em 31 de janeiro , e a lista final, após recursos, em 17 de março de 2025 . A contratação dos bolsistas ocorrerá após essa etapa, com início das atividades ainda no primeiro semestre. Com informações: AEN