Paraná lança programa para bater meta de 40 mil estágios em 2025
A Secretaria de Educação também promove capacitações nas escolas, palestras com jovens já inseridos no mercado e o uso de plataformas digitais para desenvolver habilidades como oratória e trabalho em equipe

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (9) a edição 2025 do Conexão Empregabilidade, programa que conecta estudantes da rede estadual ao mercado de trabalho com foco em estágio e aprendizagem. A meta é atingir 40 mil contratos de estágio até o fim do ano. A iniciativa é voltada a alunos a partir de 14 anos (para aprendizagem) e 16 anos (para estágio), e conta com parcerias com instituições como Senai, Senac e CIEE. Empresas são incentivadas a oferecer vagas e receber apoio para identificar perfis adequados entre os estudantes.
Desde 2023, quando o projeto começou como piloto, o número de estágios cresceu de 20 mil para 30 mil em 2024. Em 2025, mais de 23 mil estudantes já garantiram suas vagas. Além de promover a empregabilidade, o programa ajuda a reduzir a evasão escolar e melhora a renda das famílias. Durante o lançamento, foi firmada uma nova parceria com a prefeitura de Araucária, que passará a oferecer vagas nas empresas locais. A Secretaria de Educação também promove capacitações nas escolas, palestras com jovens já inseridos no mercado e o uso de plataformas digitais para desenvolver habilidades como oratória e trabalho em equipe.
O Conexão Empregabilidade integra uma série de ações da Secretaria de Educação para fortalecer a formação profissional dos alunos. Atualmente, mais de 120 mil estudantes estão matriculados em cursos técnicos, cujos currículos foram atualizados com base nas demandas do mercado.