Paraná lidera adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional
Criado em 2006, o Sisan tem como objetivo garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), promovendo políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, além de estimular a integração entre governo e sociedade civil. O sistema foi incorporado à Constituição Federal em 2010, como parte dos direitos sociais

O Paraná atingiu 342 municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), representando 85,7% das cidades do estado. Com esse número, o Paraná lidera a adesão ao sistema no Brasil, respondendo por 23% das 1.390 adesões municipais registradas no país. Segundo Márcia Stolarski, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a adesão ao Sisan facilita o acesso dos municípios a recursos e políticas públicas nacionais, além de reforçar o compromisso com o combate à fome.
Os 23 novos municípios que passaram a integrar o Sisan foram anunciados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e incluem cidades como Agudos do Sul, Céu Azul, Jacarezinho, Piên e Tibagi, entre outras.
Sisan e a garantia do direito à alimentação
Criado em 2006, o Sisan tem como objetivo garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), promovendo políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, além de estimular a integração entre governo e sociedade civil. O sistema foi incorporado à Constituição Federal em 2010, como parte dos direitos sociais. Para Márcia Stolarski, a adesão ao Sisan representa um compromisso do estado com a política de Segurança Alimentar e Nutricional e com a população paranaense.
Conferências fortaleceram o debate e a mobilização
Em 2023, o Paraná realizou conferências municipais sobre segurança alimentar e nutricional, promovendo um amplo debate sobre o tema e fortalecendo a participação social. Essas conferências contribuíram para a formulação do IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027 A mobilização e o aumento da conscientização impulsionaram a adesão ao Sisan, consolidando o Paraná como um dos estados mais engajados na promoção da segurança alimentar no Brasil. Com informações AEN