Paraná lidera Brasil em escolas com laboratórios de ciências, aponta anuário
O Paraná também mantém liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e registrou avanços em rankings nacionais de competitividade, consolidando-se como referência em educação de qualidade no país

O Paraná é o estado brasileiro com maior proporção de escolas equipadas com laboratórios de ciências, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, da ONG Todos Pela Educação. Nos anos finais do ensino fundamental, 77,1% das escolas paranaenses contam com o espaço, contra média nacional de 26,9%. No ensino médio, a cobertura chega a 83,5%, bem acima da média de 46,9%. Entre as escolas públicas, os índices seguem altos: 71,8% no fundamental II e 81,6% no médio.
Esses laboratórios permitem experimentos práticos em disciplinas como Ciências, Biologia, Física e Química, tornando o aprendizado mais dinâmico e estimulando a curiosidade científica. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que os números refletem o investimento em infraestrutura: apenas no 1º semestre de 2025, foram destinados R$ 1 bilhão para melhorias nas escolas e R$ 132 milhões em reformas.
O Paraná também mantém liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e registrou avanços em rankings nacionais de competitividade, consolidando-se como referência em educação de qualidade no país. Com informações: AEN