Paraná lidera crescimento econômico do país em agosto, aponta Banco Central
Estado registrou alta de 1,5% na atividade econômica, três vezes acima da média nacional; indústria e agronegócio impulsionaram o resultado

A atividade econômica do Paraná cresceu 1,5% em agosto de 2025 em relação ao mês anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. O resultado, ajustado sazonalmente, foi o maior entre os 13 estados pesquisados e coloca o Paraná à frente de economias como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mostra que o desempenho do Estado foi três vezes superior à média nacional, que registrou avanço de 0,4% no mesmo período.
De acordo com o estudo, o bom resultado foi impulsionado principalmente pelo setor industrial, que apresentou crescimento de 4,2% na produção em comparação a julho, segundo dados do IBGE. Outro destaque foi o agronegócio, com a produção de grãos 23% maior em relação à safra de 2024. O desempenho reafirma o protagonismo do Paraná como um dos motores econômicos do país, combinando expansão produtiva com eficiência na gestão pública e no setor agrícola.

