Paraná lidera crescimento na produção agrícola de grãos em 2025

Estado registra o maior acréscimo do Brasil e mantém 2ª posição nacional com destaque para feijão, cevada, trigo e soja

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Gilson Abreu/ Arquivo / AEN

O Paraná teve a maior variação positiva na estimativa da produção agrícola de grãos para 2025 em todo o Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE. O acréscimo foi de 447 mil toneladas em relação ao levantamento anterior, superando em 150% o segundo colocado, a Bahia. Com isso, a safra paranaense deve atingir 45,3 milhões de toneladas, consolidando o Estado como o segundo maior produtor nacional, com 13,6% da colheita do país.

O desempenho paranaense se destaca em várias culturas estratégicas. O Estado lidera a produção de feijão (865,3 mil toneladas) e cevada (423 mil toneladas, ou 77,5% da safra nacional), além de figurar em segundo lugar na produção de soja (21,3 milhões de toneladas) e milho da segunda safra (16,5 milhões). Também responde por 33,6% do trigo brasileiro, com 2,7 milhões de toneladas. A cultura da aveia também avança, com alta de 48,9% em comparação a 2024.

Os números revelam uma recuperação sólida frente às perdas do ano anterior causadas por problemas climáticos. Com crescimentos relevantes em soja, trigo, milho e outras culturas, o Paraná reforça sua importância no agronegócio nacional, contribuindo com mais da metade da produção de grãos da região Sul e se consolidando entre os seis maiores polos agrícolas do país.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9