Paraná lidera exportação de frango e projeta safra recorde de soja com 22 milhões de toneladas

Boletim do Deral aponta avanço da colheita, protagonismo nas exportações de aves e cenário de atenção para preços de soja, café e batata

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Gilson Abreu / Arquivo / AEN

O Paraná encerrou 2025 como líder nacional nas exportações de carne de frango e inicia 2026 com expectativa de safra recorde de soja, estimada em 22 milhões de toneladas. Os dados constam no boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Até o momento, cerca de 20% dos 5,78 milhões de hectares plantados com soja já foram colhidos, com destaque para a região Oeste. Se confirmada a projeção, o Estado deverá responder por aproximadamente 13% da produção brasileira, mantendo a segunda colocação no ranking nacional.

No segmento de aves, o Paraná respondeu por 40,8% do volume exportado pelo Brasil e 38,9% da receita cambial, com mais de 2,1 milhões de toneladas embarcadas e faturamento de US$ 3,7 bilhões. No cenário nacional, as exportações de frango registraram leve alta em volume, mas queda no faturamento. Já no mercado da soja, os preços internos apresentaram recuo de 6% em relação a fevereiro de 2025, influenciados pela valorização do real frente ao dólar, mesmo com alta nas cotações internacionais.

Outras cadeias produtivas também aparecem no relatório. A cafeicultura deve manter produção próxima à do ano anterior, apesar da retração nos preços. A batata enfrenta redução de valores em razão da oferta elevada, enquanto a suinocultura independente registrou, em 2025, a maior rentabilidade dos últimos cinco anos, embora haja expectativa de leve queda nas margens no início de 2026 devido à menor demanda sazonal.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9